Gripe A
O que é?
O vírus da Gripe A - H1N1, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo.
Modo de transmissão
O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada representam uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente como por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc.
Grupos de risco:
Crianças com menos de 5 anos; Pessoas com doenças crónicas; Pessoas com HIV; Grávidas; Jovens; Maiores de 65 anos; Fumadores; Obesos.
Virus H1N1
Complicações:
A gripe pode ser muito grave, principalmente para as pessoas que se encontram nos grupos de risco e para as pessoas com o organismo frágil. O vírus da gripe pode atingir o sistema respiratório, deixando os pulmões inflamados e o paciente pode ficar com insuficiência respiratória ou pneumonia, não conseguindo respirar por ele próprio.
O vírus também pode afectar outros órgãos. Todas estas complicações podem levar à morte.
Nas grávidas há uma maior probabilidade da gripe se agravar porque o organismo está muito fragilizado, levando, em casos extremos, a abortos espontâneos e a partos prematuros.
Sintomas: • Febre;• Falta de apetite;• Tosse;• Nariz entupido;• Dores de Garganta;• Náuseas;• Vómito; • Diarreia;
Prevenção:• Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço, e deite-o para o lixo após a utilização;• Faça constante higiene das mãos lavando-as com água e sabão. Se possível, utilize também produtos à base de álcool nesta limpeza após tossir ou espirrar;• Procure não manter contacto das mãos com os olhos, nariz ou boca, evitando a contaminação por germes;• Se possível, não mantenha contacto próximo com pessoas doentes, que possam estar com gripe;• Limpe bem as superfícies que possam estar em contacto com o vírus, como mesas, maçanetas, interruptores de luz…
Tratamento:No que diz respeito ao tratamento da doença, são utilizados medicamentos como a Amantadina, que tem por objectivo bloquear a entrada do vírus nas células humanas, e o Tamiflu, que procura impedir saída do vírus de uma célula evitando a infecção de outras.
Para nos manter bem informados, decidimos fazer uma pequena entrevista a uma professora de Ciências Naturais da nossa escola, a professora Pilar Carreiro.
1- Qual a sua opinião sobre a Gripe A?
-“É uma nova doença infecciosa que deve ser prevenida quer pela vacinação, quer pelos cuidados a evitar o contágio.”
2- Acha que devemos manter as precauções, agora que já não se ouve falar todos os dias da Gripe A?
-“Devemos, porque o vírus continua a circular na população humana e é particularmente contagioso. Por essa razão devemos manter todos os cuidados que nos protegem da Gripe A.”
3- Qual é a sua opinião a cerca da vacina contra a Gripe A?
-“Qualquer vacina tem uma percentagem de risco, como tal a vacina contra a Gripe A também obedece a essa lógica. No entanto, como a Gripe A já matou muitas pessoas novas por terem problemas cardíacos e respiratórios, bem como pessoas com doenças crónicas, a minha opinião é de que se deve vacinar o maior número de pessoas possível para diminuir as hipóteses de contágio pessoa a pessoa, e evitar mais mortes.”
Apresentação
Olá!!!
Nós estudamos na Escola Secundária Quinta das Flores em Coimbra e somos do 9ºC.
O nosso trabalho de Área Projecto é fazer uma revista. Neste blog vamos pondo os textos, que assim que estiverem concluídos farão parte da revista. Vamos também dando novidades de como está a correr o trabalhos.
Nós estudamos na Escola Secundária Quinta das Flores em Coimbra e somos do 9ºC.
O nosso trabalho de Área Projecto é fazer uma revista. Neste blog vamos pondo os textos, que assim que estiverem concluídos farão parte da revista. Vamos também dando novidades de como está a correr o trabalhos.

Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário