Rugby: origem e regras básicas
O rugby surgiu em Londres, quando um rapaz, que estava na escola a jogar futebol, irritado, agarrou a bola e começou a correr em direcção da baliza. Os seus companheiros e adversários iam atrás dele para o conseguirem parar e, a partir dai, sem saber, o rapaz inventou o rugby. (isto tudo aconteceu em 1823)
O objectivo do jogo é: duas equipas, ambas de quinze ou sete jogadores, carregam, passam, rematam ou apoiam a bola e tentam marcar o número máximo de pontos. O jogador pode passar a bola para o lado, para trás com as mãos ou chutando para a frente. A partida de um jogo de quinze é de 80min (40min cada parte), e os “sevens” é de 14min, dividido em 7min cada parte.
O campo é do tamanho de um campo de futebol (144x70m), e tem algumas linhas marcadas como a linha de bola morta, a linha de integral, a linha de 22 metros, a linha de 10 metros e a linha de meio-corpo. A superfície do campo pode ser de relva, mas também pode ser de areia, neve e de relva sintética.
A constituição de uma equipa de quinze jogadores é de oito avançados (numerados de 1 a 8) e sete ¾ (ou linhas), numerados de 9 a 15.
O rugby é jogado com uma bola oval (peso idêntico a de uma bola de futebol), a partida é vigiada por um árbitro de campo e dois bandeirinhas (auxiliares) que se encontram nas linhas laterais do campo. A pontuação do jogo é dada da seguinte forma: o ensaio vale 5 pontos, a conversão 2 pontos, a pernalta 3 pontos e o drapejar 3 pontos.
As faltas mais frequentes no rugby são, por exemplo, um jogador fazer placagem a outro, enquanto este está no chão ou a um jogador que não possui a bola e apanhar a bola quando ela já caiu no chão.
A equipa nacional de rugby masculina, mais conhecida pelos “Lobos”, representa Portugal nas competições internacionais, e começaram esta modalidade em 1935. A nossa selecção pode não ter ganho muitos troféus, mas nos últimos anos tem tido sucesso, como a vitória do Torneio Europeu das Nações de 2002-2004, e também teve a participação na fase final do Campeonato do Mundo de Râguebi de 2007. Estes bons resultados permitiram que a selecção ascendesse, em meados de 2005, ao 16.º lugar do ranking mundial da IRB.
Agora, a selecção encontra-se em 21º lugar no ranking, fazendo parte do grupo de países incluídos na terceira divisão do rugby a nível mundial. A nossa equipa é uma equipa amadora e não recebe dinheiro por aquilo que faz, apenas pratica rugby porque gosta do desporto. Cada jogador da equipa tem outra profissão.
Apresentação
Olá!!!
Nós estudamos na Escola Secundária Quinta das Flores em Coimbra e somos do 9ºC.
O nosso trabalho de Área Projecto é fazer uma revista. Neste blog vamos pondo os textos, que assim que estiverem concluídos farão parte da revista. Vamos também dando novidades de como está a correr o trabalhos.
Nós estudamos na Escola Secundária Quinta das Flores em Coimbra e somos do 9ºC.
O nosso trabalho de Área Projecto é fazer uma revista. Neste blog vamos pondo os textos, que assim que estiverem concluídos farão parte da revista. Vamos também dando novidades de como está a correr o trabalhos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário