Apresentação

Olá!!!



Nós estudamos na Escola Secundária Quinta das Flores em Coimbra e somos do 9ºC.

O nosso trabalho de Área Projecto é fazer uma revista. Neste blog vamos pondo os textos, que assim que estiverem concluídos farão parte da revista. Vamos também dando novidades de como está a correr o trabalhos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Texto do Grupo de Desporto (feito por: Ana Luisa)

Rugby: origem e regras básicas


O rugby surgiu em Londres, quando um rapaz, que estava na escola a jogar futebol, irritado, agarrou a bola e começou a correr em direcção da baliza. Os seus companheiros e adversários iam atrás dele para o conseguirem parar e, a partir dai, sem saber, o rapaz inventou o rugby. (isto tudo aconteceu em 1823)
O objectivo do jogo é: duas equipas, ambas de quinze ou sete jogadores, carregam, passam, rematam ou apoiam a bola e tentam marcar o número máximo de pontos. O jogador pode passar a bola para o lado, para trás com as mãos ou chutando para a frente. A partida de um jogo de quinze é de 80min (40min cada parte), e os “sevens” é de 14min, dividido em 7min cada parte.
O campo é do tamanho de um campo de futebol (144x70m), e tem algumas linhas marcadas como a linha de bola morta, a linha de integral, a linha de 22 metros, a linha de 10 metros e a linha de meio-corpo. A superfície do campo pode ser de relva, mas também pode ser de areia, neve e de relva sintética.
A constituição de uma equipa de quinze jogadores é de oito avançados (numerados de 1 a 8) e sete ¾ (ou linhas), numerados de 9 a 15.
O rugby é jogado com uma bola oval (peso idêntico a de uma bola de futebol), a partida é vigiada por um árbitro de campo e dois bandeirinhas (auxiliares) que se encontram nas linhas laterais do campo. A pontuação do jogo é dada da seguinte forma: o ensaio vale 5 pontos, a conversão 2 pontos, a pernalta 3 pontos e o drapejar 3 pontos.
As faltas mais frequentes no rugby são, por exemplo, um jogador fazer placagem a outro, enquanto este está no chão ou a um jogador que não possui a bola e apanhar a bola quando ela já caiu no chão.
A equipa nacional de rugby masculina, mais conhecida pelos “Lobos”, representa Portugal nas competições internacionais, e começaram esta modalidade em 1935. A nossa selecção pode não ter ganho muitos troféus, mas nos últimos anos tem tido sucesso, como a vitória do Torneio Europeu das Nações de 2002-2004, e também teve a participação na fase final do Campeonato do Mundo de Râguebi de 2007. Estes bons resultados permitiram que a selecção ascendesse, em meados de 2005, ao 16.º lugar do ranking mundial da IRB.
Agora, a selecção encontra-se em 21º lugar no ranking, fazendo parte do grupo de países incluídos na terceira divisão do rugby a nível mundial. A nossa equipa é uma equipa amadora e não recebe dinheiro por aquilo que faz, apenas pratica rugby porque gosta do desporto. Cada jogador da equipa tem outra profissão.

Sem comentários:

Enviar um comentário